domingo, 22 de julho de 2007

Mulher

Tem alguns dias que não escrevo nada.E esses tem sido dias estranhos em que faço tudo pela metade.
Mas hoje acordei com o firme propósito de ao menos atualizar esse blog que se soubesse que me renderia tantas cobranças decididamente nem teria começado.Ou publicado, melhor dizendo.Porque escrever rascunhos foi o que fiz a vida inteira, mesmo antes de escrever as canções que hoje me perseguem.Nessa época do ano fico pouco em casa e minha rotina se resume a uns breves estados de consciencia entre aeroportos, hoteis, onibus e os palcos dos maiores Rodeios de meu País.Gosto do que faço, sobretudo quando vejo milhares de pessoas na minha frente cantando as canções que falam dos meus erros e acertos em busca de alguem ideal.Estranho partilhar isso, expor essa feridas.Me sinto nú e até meio ridículo.Mas a idéia de saber que quem me inspirou escuta a minha verdade através das canções me agrada.Chega a ser como uma doce vingança, como quem diz ao seu algoz "voce nao conseguiu, eu sobrevivi."
Gosto de imaginar ela inventando pro outro uma desculpa pelo olhar distante quando o vento traz coisas como "saudade da estrela que um dia eu segui"...
Nunca escrevi nada que não fosse verdadeiro.E sei da reciprocidade disso.Não tenho a pretensão de ser eterno no coração de uma mulher mas as canções, assim como os diamantes, são para sempre.E para a musa isso as vezes vira um castigo, sobretudo se os versos se tornam musicas conhecidas.E eu torço pelos dois.Pelo castigo e pelos direitos autorais, afinal eu sou poeta mas também preciso de um ganha-pão.
Pra certas coisas sou ortodoxo.Falar de amor é uma delas.E faço mesmo o tipo "tremendão" das serenatas, longas cartas de amor escritas a mão, as flores, os vinhos e os cuidados de um homem respeitoso e apaixonado pela sua amante amada.Eterna namorada.Como diria Salomão em seu Cantares "aquela que lhe roubou o coração com um só dos seus olhares."
(Preciso tomar nota dessa, ficaria bem em um cartão com uma orquídea num vasinho de prata.)

Por falar em olhares, o que não nos provoca um simples olhar de uma mulher ?Quantas voltas damos em um quarteirão apenas para nos deixar fisgar por um par de olhos errantes e errados em uma esquina qualquer ?Sem coragem de parar e começar uma estória, apenas a alma do guerreiro ancestral reclamando seu instinto de caçador.
E quando elas saem do banho ?Uma mulher quando sai do banho é quase um milagre, enrolando a toalha no alto da cabeça pra vestir a lingerie.Sim, elas nunca ficam muito tempo sem por a lingerie.O homem matreiro não se opõe, vê isso como um eterno convite à delícia de fantasiar o desnude, antecipar o requinte no uso de seu direito de macular o que é sagrado, o que é seu.Aquela penugem que elas tem na nuca.A dobrinha da barriga da perna, atrás do joelho ! Meus Deus, tem um perfuminho ali que, eu juro, é diferente em cada mulher.Acredite !
Como são anjos quando dormem e fascinantes quando se levantam da cama.Amo admirar a sillueta de uma mulher no quarto escuro, no meio da noite; a leveza com que se movem e o beijinho carinhoso que dão em nosso peito antes de usa-lo como travesseiro.Dormem como anjos, embaladas pelo vai e vem da caixa toráxica peluda e do sonoro ressonar do guerreiro extenuado pelos embates amorosos.

Minha editora sempre me manda pro mesmo flat quando estou em São Paulo a negócios.No Jardins, cheio de lojas de grife, bons restaurantes.As vezes a internet no quarto para de funcionar e como bom viciado desço e fico no saguão usando o Wi-Fi do looby.Acabei fazendo amizade com o pessoal da noite e eventualmente eliminando um vírus ou otimizando os computadores do hotel.Faço isso sem compromisso, os caras são brothers e eu tenho regalias em troca disso.Numa dessas madrugadas eu tava sozinho na recepção quando sai do elevador uma cliente nada comum, Paloma Duarte.Não teria sido nada demais a não ser o fato dela se aproximar do balcão e me olhar com aqueles olhos de mil estrelas, o sorriso aberto, tirando de mim a própria identidade.Falou com uma voz tão doce que faria o próprio Salomão esquecer o jaburú que tinha em casa :"-Boa noite, meu marido Oswaldo vai chegar de Curitiba, por favor entregue para ele a chave de minha suíte.E prepare um lanchinho leve que ele pode estar com fome, coitado."
Eu balbuciei um "Sim Senhora" quase inaudível e fiquei contemplando o vai e vem generoso de suas passadas em direção ao carro preto que encostava.
Tenho dela a melhor das impressões nem tanto por se tratar de uma linda e talentosa atriz mas sim pelo cuidado materno com que mostrou cuidar de seu homem."meu marido Oswaldo"...Hoje quando vejo o Oswaldo Montenegro cantando e tocando bonito na televisão não sinto a menor inveja.
Com uma mulher dessas negrão, até eu !

"A mulher é um ser sagrado."

8 comentários:

Unknown disse...

Rapaiz , o que fico pensando sempre que leio seus textos , é como uma cena comum e corriqueira vira um verdadeiro conto , um filme nas mãos de um cronista. Uma crônica pode virar poesia , não pelas rimas e métricas , mas pela beleza das coisas simples que passamos a enxergar quando nos colocamos no mesmo campo de visão de um POETA!

Anônimo disse...

"Aquela que roubou seu coracao com um so dos seus olhares". Gostei demais desta frase! E quando a pessoa ainda nem roubou o seu olhar e ja quer seu coracao? E ainda quer uma orquidea no vasinho de prata (adorei o detalhe do vasinho!).....bjo!

Diário de bordo disse...

Roberto,

Meu melhor amigo, meu maior incentivador.
Meu irmão camarada.
Se voce me permite seguir, não preciso de mais razões para escrever sempre.
Obrigado pelas dicas, pela orientação e sobretudo por "conhecer a canção da minha alma e cantar ela do meu lado quando esqueço a melodia."

O teu, sempre :

Toninho

Diário de bordo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diário de bordo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diário de bordo disse...

É mesmo uma frase digna de um rei.Só mesmo um homem como Salomão poderia descrever a paixão de uma forma tão perfeita.

Fico grato por uma pessoa sensivel como voce ler meus escritos e deixar um comentário.
Esse meu coração tem espaço de sobra para uma amizade sincera contigo que se mostrou tão agradável e generosa.
Essa é a uma base sólida e um bom começo para nós dois.
A orquidea no vasinho de prata voce merece pela delicadeza e pelo incentivo.

Quem sabe no teu aniversário ?

Muito obrigado por acompanhar o meu Blog.

Sinceramente,


Toninho Mesquita

Unknown disse...

GOSTEI DESSA FRASE..."Aquela que roubou seu coracao com um so dos seus olhares"...GOSTARIA DE SABER QUEM ROUBOU TEU CORAçAO DESSE AMOR QUE VC FALA TANTO....ACREDITO QUE NA VIDA NADA é POR ACASO...HEI DE VOLTAR E COMEçAR TUDO DINOVO...TUDO NOVO...COMO NO PRIMEIRO DIA.......BEIJOS

Anônimo disse...

Será sempre um "eterno apaixonado."
Feliz a mulher que estiver ao seu lado e souber apreciar esse seu dom, raro de encontrar nos homens.

Sua eterna fã