quarta-feira, 4 de julho de 2007

Realidade

Outro dia ganhei um livro.Verdadeiro manual-de-controle-mental pra quem nunca ouviu nada sobre neurolinguística e auto-sugestão.Achei o livro um tanto fantasioso, mas valeu a leitura.Fiquei as 3 horas que gastei pra ler me deliciando com a malandragem da autora, uma loira que parecia sair dos contos de J. K. Rowling em Harry Potter.Me impressionou o fato de alguem que passou a vida toda pilotando um dako 6 bocas no aconchego do lar alcançar uma vendagem expressiva e projeção mundial além de royalties sobre os direitos de um filme e uma credibilidade assustadora sem escrever nada.Só colhendo depoimentos e avalizando a opinião de estudiosos honrados pela oportunidade de demonstrar seus conhecimentos.No fundo um monte de caras de óculos desacreditados e ansiosos por um pouco de atenção.A velha necessidade humana de se sentir prestigiado.Rhonda Byrne, a autora, deve ser adepta dos ensinamentos de Dale Carnegie...no mínimo.
Eu que não sou louco de criticar o livro dela, afinal trata-se de uma grande causa social.Ela prestou um belo serviço a humanidade misturando numa só panela Anthony Robbins, Robert Kiyosaki, George S. Clason e outros escritores de auto-ajuda servindo tudo em porções generosas dentro de um livro de fontes gigantes, cheio de hieroglifos estilizados, de leitura fácil e que chega a ser empolgante quando usa âncoras como Da Vinci, Ghandy, Madre Theresa de Calcutá.Coisa de louco !O livro se chama "O Segredo" e eu indico a leitura.Se não se interessa pelo tema faça como eu e vá pela diversão com o foda-se ligado.No minimo vai pegar umas coisas sobre marketing porque a autora conhece do assunto.Se gosta de auto-ajuda pode ir na fé, vai gostar.Compre uns 20 se você frequentar grupos de empreendedorismo como os da Omni e afins.
Eu gostei de uma frase do livro.O resto não serve nem prá acender unzinho; a seda não é das melhores e tem pigmentos de tinta amarelo-ouro nas páginas; a
mistura desses elementos quando inalada causa dor de cabeça.Não recomendo.Vai por mim.
Não me lembro ao certo qual dos cientistas, exegetas e estudiosos que escreveram o livro junto com a bruxa.Mas sei que deram uma na minha canela.Uma frase perfeita, daquelas que nos deixam embatucado.

Segue frase :

" O homem se transforma naquilo em que pensa".

Que frase !Define de forma desconcertante a razão pela qual algumas vezes não estamos satisfeitos com as nossas vidas.Quer seja na condição física ou no lado sentimental, na situação financeira ou profissional o seu resultado nesse momento quer você goste ou não foi criado por ninguem menos que você.Tudo o que temos agora é fruto do que criamos em nossas mentes.O que temos ao redor foi antes de tudo criado num plano virtual, em nossa mente, mesmo que em forma de receios e medos infundados.É onde entra o livro, destroçando paradigmas e substituindo modelos limitadores por outros mais produtivos e eficazes.Então pergunto :

-Se o homem se transforma naquilo em que pensa e o que está ao nosso redor é resultado de uma projeção mental autômata, involuntária posso modificar meu plano físico atendendo os desejos do meu coração como quem pede ao gênio da lâmpada um dos 3 desejos ?

Por falar em gênio lembrei de uma boa : um camarada muito pobre, solitário e carente andando na rua tropeça na lâmpada de Aladim, esfrega a dita cuja segundo a tradição e na hora de fazer o pedido fala pro gênio -"Eu quero viver o resto da minha vida bem alimentado, cheiroso e no colo de uma mulher bonita e rica "!-O Gênio diz - "Meu amo, seu desejo é uma ordem !"-E transforma ele num poodle...

Mas voltando ao assunto em pauta, o que é a realidade ?Será que tudo o que vemos e somos capazes de tocar é real ?
Chamamos de realidade aquilo que afeta nossa percepção de espaço e tempo, mas afinal do que é feito tudo aquilo que percebemos ao nosso redor ?Qual a composição do que nos cerca a nível de matéria ?Sabemos que tudo o que existe no mundo sejam elas plantas, pedras ou animais, são o resultado da combinação de um único elemento : o Átomo.
O grande desafio da ciência sempre foi dividir um átomo, o que não é tarefa fácil se considerarmos as suas dimensões.Pra se ter uma idéia a espessura de um fio de cabelo é de 50 milionésimos de metro e é 15 mil vezes maior que a de um átomo, o que o torna extremamente granulado nessas proporções, impossível de ser dividido.A solução encontrada foi acelerar um conjunto de átomos e jogá-los uns contra os outros.Quanto maior a velocidade de aceleração mais fragmentos surgiram dessas colisões, tornando possível o isolamento e a devida classificação dos elementos resultantes.O equipamento utilizado para essas experiências é chamado de colisor de partícula, e foi através dele que a Física das altas energias pode catalogar os fragmentos dos átomos.
Pouco a pouco, com base nesses experimentos, foram desmistificadas as crenças de que Prótons e Nêutrons seriam partículas fundamentais, pois foram encontradas outras ainda menores, os quarks e léptons.
A mais recente descoberta deu conta de um fato aterrador.A aceleração e posterior colisão desses últimos elementos tiveram como resultado uma estranha partícula chamada Higgs.Supôe-se que ela dá massa as outras, mas sua aceleração é impossível porque ela não existe e ao mesmo tempo existe.Na verdade ela existe e não existe.Exatamente isso.
O que acontece é que esse nível de matéria é instável e imprevisível, são como luzes na árvore de natal, em determinado momento estão em uma posição, depois somem e reaparecem em outra.
Isso me leva a seguinte reflexão : se tudo o que nos cerca é imprevisível em sua massa fundamental, nada que vemos é real uma vez que sua composição não tem um endereço físico exato, tampouco uma massa calculável.A base que sustenta a matéria que vemos está aqui agora porém desaparece um momento depois.

Resumindo : o que você vê não é real.

Se a madeira que compõe sua mesa de jantar é feita de elementos que aparecem e desaparecem, então existe e não existe.
A ciência atualmente se ocupa em esclarecer para onde vão essas partículas quando não estão aqui.Eu me não me preocupo com a Física Quântica que fundamenta sua base na crença de que elas vão para universos alternativos onde nós mesmos em outras versões fazemos a mesma pergunta quando elas desaparecem, assim infinitamente, como uma imagem se refletindo entre dois espelhos.
Eu fico no limite do meu ceticismo e procuro o equilíbrio entre o que me parece lógico e o que assanha minha incredulidade.
Gostamos de imaginar o espaço vazio e a matéria sólida, porém agora reaprendemos que a matéria não é sólida, é volúvel, inconstante.
Como não possui densidade em sua composição a matéria não pode ser tocada.
Ninguém nunca toca em nada.O que acontece é que quando você toca em algo os elétrons criam uma carga que afasta os outros elétrons antes do toque.Se juntar dois dedos da sua mão a sensação que têm entre os dedos é tão somente a carga de elétrons em posições opostas, reagindo entre si.

E o que temos agora ?Nada.O que é a realidade, tudo o que vemos e podemos tocar ?Nada.
O que há de mais sólido nesse vácuo provido de elementos instáveis e imprevisíveis é apenas um conceito.Você pode ver aquilo que cria em sua mente.Nada existe, vivemos em um mundo virtual, coletivamente aprisionados em nossas próprias limitações.
Difícil aceitar a idéia porque isso implica destruir um grande paradigma.Fácil entender o conceito quando pensamos que qualquer coisa que esteja ao nosso alcance não é nada mais que um movimento de consciência, algo que se originou em nosso modelo de pensamento, determinando nossos hábitos, ações, caráter e finalmente a realidade que nos cerca.
A beleza disso de tudo isso é que nos aproxima de uma força maior.Faz do mistério da Criação algo maravilhoso em sua porção Divina.
E isso fortalece o meu pensamento de que cada ser humano em si possui a centelha de Deus, tornando a ciência o maior elo entre Ele e o Homem uma vez que todas essas descobertas enaltecem ainda mais o que somos : feitos a Sua imagem e semelhança.

Nos evangelhos apócrifos Maria Madalena pergunta a Cristo se os profetas tem suas visões pelos olhos ou pela alma.Cristo responde :

"Um profeta tem suas visões dentro da mente que é a sede da alma...os olhos são apenas janelas."

9 comentários:

Liliane disse...

Vaidade, teu nome é Toninho. Não entrei aqui pra simplesmente atender um pedido, entrei porque admiro seu trabalho, se vaidade é mesmo teu nome é porque vc pode ser assim. Enfim, vou visitar sempre, porque gosto de ler coisas inteligentes. Se foi somente um desabafo pessoal(público) atingiu também a mim. Acredito na força de nossos pensamentos e também estou modificando minha vida e como agora me encontro no meu trabalho( que não está me satisfazendo), abrindo um parênteses para ler o que vc postou. É sempre bom desabafar....

Luzi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luzi disse...

Voce é um Filósofo...Parabéns por seus pensamentos...Não é somente atencioso, educado, ótimo compositor, guitarista e charmoso és muito inteligente também...um homem completo.

Anônimo disse...

Oi Toninho....

Escreve mais....gosto de ler seus pensamentos! Tenho passado todos dias por aqui so pra ver se tem novidades!

USA...

Diário de bordo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diário de bordo disse...

Minha querida USA,

Conte com isso.Escreverei sempre.
Com muita responsabilidade e cuidado apurado, pois agora sei que um anjo acompanha meu diário.

Seja bem vinda a minha vida !


Respeitosamente,


Toninho Mesquita

Diário de bordo disse...

Muito grato a todos pelo incentivo.

Esse é o verdadeiro sentido da minha vida, minha maior recompensa.

Grato a Lili pela sinceridade no julgamento e com isso me dar a oportunidade de me corrigir e crescer como homem.

Grato a delicada Luzi que me deixou encantado com suas doces palavras.
Foi de uma generosidade ímpar e fez muito bem a minha alma.

Deus lhe pague.

É meu desejo sincero,

Toninho Mesquita

Anônimo disse...

Voce é um doce...um doce de homem.

Amo a maneira como respeita as pessoas.

É um ser HUMANO muito raro, precioso.


A.

Unknown disse...

Toninho... gosto muito de tudo que vc escreve,tenho acompanhado e cada dia gosto mais,
Você é uma pessoa incrivel e tudo que faz transmite o amor.
Parabéns....e obrigada por vc existir. Que Deus ilumini todos os seus passos. sua fã Val